O que mandar para seu filho de lanche para a escola?

Criança: o que levar de lanche para a escola?

Com o início das aulas surge novamente a preocupação sobre quais são os alimentos mais adequados para as crianças levarem para o lanche na escola.

Alimentos saudáveis constituídos de nutrientes de diversos grupos, como sais minerais, vitaminas e proteínas são recomendados.

merenda escolar 300x188 O que mandar para seu filho de lanche para a escola?

O que mandar de lanche para a escola?

Devemos também nos ater a potencialidade dos mesmos na formação das cáries.

Em relação a este último aspecto é interessante substituir alguns alimentos por outros que ofereçam menor potencial de geração das cáries, preservando assim a boa saúde bucal das crianças.

Como sugestão, seguem abaixo algumas alternativas de substituição de alimentos de maior potencial para a geração de cáries por outros de menor potencial.

Lanche escolar: Alimentos a serem evitados:

Achocolatados, sucos açucarados, refrigerantes, pães recheados com geléias, bolos açucarados, doces, balas, chocolates, bolachas recheadas.

Lanche escolar: Cardápio escolar saudável:

Iogurtes naturais com frutas e  cereais, sucos naturais sem açúcar, bolachas salgadas, barras de cereais sem açúcar, pães integrais e queijo branco.

Alimentação saudável desde cedo

Muitas crianças têm no seu cotidiano sucos artificiais, salgadinhos, doces, balinhas, que não trazem nenhum teor de vitaminas. As mamadeiras em excesso, por exemplo, que são servidos antes ou até mesmo substituindo as principais refeições, removem o apetite e podem causar sérios problemas, pois fazem com que a criança recuse o almoço ou a janta.

Este fato ocorre pela simples falta de respeito com a oferta alimentos inadequados em horários impróprios.

As crianças necessitam de mais atenção, pois a sua saúde será diretamente proporcional as atitudes saudáveis que serão implantadas em sua rotina que deverá ser respeitada, todos os dias. Exemplo disso é a rotina da alimentação, dos horários do sono, horários de estudo, hora de brincar, de assistir TV, de jogar vídeo-game, de usar o computador, de selecionar programas que são compatíveis para a idade (evitando novelas, programas ou filmes para adultos).

Todas essas informações deverão ser implantadas e seguidas por serem importantes fatores para boa formação do corpo físico e mente saudavel.

Lembrem-se que eles são apenas crianças e nós somos os  instrutores.

Voltar ao início do Nenê

Nenê - Artigos Relacionados: