Gravidez mês a mês – da 37ª a 40ª semana

Gravidez da 37ª à 40ª semana

Como se desenvolve o bebê entre a trigésima sétima e quadragésima semana?

Nesta fase, todos os bebês têm a íris azul, o que não quer dizer que nasçam todos com olhos dessa cor. Com 37 semanas, o bebê já terá o peso bastante respeitável de 2,7 Kg e, se nascesse agora, já não seria chamado de prematuro. Mas, tal como a grande maioria dos bebês, ao nascer no final das 40 semanas, terá engordado de 0,8 a 1,3 Kg.

40 semanas 108x300 Gravidez mês a mês – da 37ª a 40ª semana

40 semanas de gravidez

O que muda no seu corpo nesta fase da gravidez?

O seu corpo já está a postos para o grande acontecimento. A subida do leite só se dará depois do parto, mas é provável que já haja algum colostro saindo do seu peito (o colostro é um líquido amarelado e antecessor do leite que alimentará o seu filho nos primeiros dias. Rico em proteínas, pobre em lactose e gorduras).

Entretanto, a cabeça do bebê já desceu o máximo que podia e deve estar encaixada e pronta para sair. Emocionalmente, o humor poderá andar oscilante. É natural que você se sinta preocupada e que o parto domine todos os seus pensamentos. Se sentir medo, não o guarde para si. Fale abertamente com o seu médico. Peça-lhe que lhe repita (nem que seja pela milionésima vez) como costuma decorrer um parto. Se for a dor o que a preocupa, lembre-se que poderá sempre recorrer à pelidural.

Atenção aos sinais desta fase de gravidez!

Só 5% dos bebês nascem na data prevista. Os restantes 95% adiantam-se ou atrasam-se 15 dias. Evite correrias. Por esta altura, tanto a azia como a falta de ar já devem ter passado. É natural que se sinta muito cansada. Descanse o que achar necessário. Habitue-se a escutar o seu corpo.

Prepare a mala. E… boa sorte!

Voltar ao início do Nenê

Nenê - Artigos Relacionados: