website statistics

Receba nossas matérias por e-mail:

O que é episiotomia?

Episiotomia – Abrindo espaço para o nascimento…

Muitas vezes a gestante segue para o parto sem saber nada sobre a episiotomia, o tal “pique” que o obstetra faz, em alguns casos, para facilitar a passagem do bebê. Ela é importante para a segurança da mamãe e há dois tipos.

Esclareça suas dúvidas:

O que é Episiotomia?

A episiotomia é uma cirurgia ampliadora do canal de parto, realizada do lado direito do corpo da paciente. Trata-se de um corte de cerca de 3 a 4 centímetros, inclinado, feito num ângulo de aproximadamente 35°, próximo ao término da vulva. Na verdade, essa pequena incisão pode ser realizada de duas formas: na lateral direita da parturiente, que é exatamente a episiotomia, e num espaço entre o fim da vulva e o ânus. Nessa região a cirurgia recebe outro nome: perineotomia.

episiotomia O que é episiotomia?

O que é Episiotomia?

Para que serve a Episiotomia?

Principalmente para ampliar o canal de parto de mulheres pertencentes a povos em que há muita miscigenação de raças, como é o caso do Brasil. Nessas situações é muito comum que haja grandes diferenças de tamanho entre o papai (que pode ser muito alto) e a mamãe (dc baixa estatura). Isso leva à formação de bebês desproporcionais ao tamanho do canal de parto. O objetivo da cirurgia é proteger a mulher de uma situação de risco, como a possibilidade de haver ruptura de músculos, no momento da expulsão do bebê.

Fonte: Revista Meu nenê

Voltar ao início do nenê

Nenê - Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>