website statistics

Receba nossas matérias por e-mail:

Qual o melhor teste de gravidez? Sangue, urina ou de farmácia?

Teste de gravidez: Tire suas dúvidas.

Você ficou na dúvida se está esperando um bebê? Quer fazer um exame para ter certeza?

A partir de quando pode-se fazer o teste de gravidez?

Se optar pelo exame de sangue, você pode procurar o laboratório já a partir do primeiro dia de atraso menstrual. Caso a opção seja pelo exame de urina, é preciso um pouco mais de tempo, cerca de dois a cinco dias de atraso na menstruação.

Por que é necessário um prazo para confirmar a gravidez?

Porque os testes, tanto de sangue quanto de urina, visam detectar a presença do hormônio BHCG (Beta-HCG), um indicador de que a placenta está se formando. No sangue, ele pode ser detectado no primeiro dia em que a mulher apresenta atraso na menstruação. Na urina, é necessário esperar um pouco mais para que possa ser encontrado.

Como isso acontece?

Por meio de reagentes químicos e aparelhagem adequada, é possível contar as unidades de hormônio circulantes no organismo. O exame de sangue, por exemplo é altamente sensível e, a partir do registro de duas unidades de BHCG, já é possível confirmar a gestação.

Testes de gravidez 280x300 Qual o melhor teste de gravidez? Sangue, urina ou de farmácia?

Teste de gravidez de gravidez de farmácia.

E melhor fazer o exame de sangue ou o de urina?

Embora o exame de sangue seja mais preciso e possa ser realizado um pouco antes do de urina, se forem feitos dentro das condições especificadas, ambos têm confiabilidade semelhante. O de sangue é um teste quantitativo. Fornece a quantidade de BHCG circulante, enquanto o de urina é apenas um teste qualitativo, ou seja, indica somente o resultado positivo ou negativo. Fica a critério médico optar entre um e outro.

É preciso algum preparo anterior ao teste de gravidez?

O exame de sangue não exige nenhum cuidado prévio, nem mesmo há necessidade de ser feito em jejum. Já no teste de urina recomenda-se que a amostra coletada seja bem concentrada. Não necessariamente a primeira urina do dia, mas o ideal é não tomar muita água antes de colher o material. Isso porque o hormônio fica mais diluído, à medida que a urina é eliminada com maior freqüência. Uma observação importante: caso queira colher a urina em casa para levá-la ao laboratório, use frascos esterilizados, comprados em farmácias, para essa finalidade.

Os testes de gravidez comprados nas farmácias são confiáveis?

Atualmente, eles são bastante sensíveis e raramente falham. Apenas fique atenta às recomendações de utilizar a primeira urina do dia e de obedecer o prazo mínimo do atraso menstrual, para tirar sua dúvida.

O exame também pode dar falso-negativo?

Sim. Isso pode ocorrer quando ainda não há quantidade suficiente de hormônio circulante. Normalmente, acontece em mulheres cujo ciclo menstrual é um pouco mais longo ou irregular e que apresentam maior demora para que a taxa de BHCG suba. Na dúvida, também sugere-se que o exame seja repetido.

Voltar ao início do Nenê

 

Nenê - Artigos Relacionados:

2 Comments

  1. tomei o remedio mercilom terminou a cartela mais minha mestruaçao nao veio ate entao fiz o teste de gravidez no posto de urina e deu negativo o que aconteceu estou preocupadA JA FIZ 4 TESTE E ELES DERAM NEGATIVO O QUE FAZER

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>