website statistics

Receba nossas matérias por e-mail:

A primeira fralda do bebê.

A primeira fralda do bebê

As fezes e a urina do bebê podem não ter a melhor aparência, e as meninas podem apresentar alguma secreção vaginal. Mas isso não significa que alguma coisa esteja errada.

As primeiras fezes

As primeiras fezes do bebê são constituídas de mecônio, substância verde-escura formada sobretudo de muco, acumulado pela ingestão de líquido amniótico quando ele ainda estava no útero. A primeira evacuação com mecônio costuma acontecer dentro das primeiras 24 horas. Mas é comum que ela só ocorra dois dias mais tarde, especialmente se o bebê estiver mamando no seio. É bom verificar, no entanto, se ele está molhando regularmente a fralda. Após o quarto dia de vida, as evacuações diárias são de quatro a cinco.

primeira fralda 300x225 A primeira fralda do bebê.

A primeira fralda do bebê

A cor e a composição das fezes mudam, do mecônio pegajoso e preto esverdeado para o marrom esverdeado e, depois, para uma pasta amarela, semi-sólida. Quando amamentado com mamadeira, o bebê tem as fezes parecidas com ovos mexidos.

A maioria dos bebês sujam as fraldas assim que acabam de comer, devido ao saudável reflexo gastrocólico, que faz os intestinos se esvaziarem logo que o alimento chega ao estômago. Alguns evacuam com menos freqüência. Desde que não precisem fazer força para isso e que suas fezes se apresentem macias e com coloração normal, não há razão para se preocupar. Mas, se as evacuações são pouco freqüentes e as fezes duras, seria conveniente servir-lhe, duas ou três vezes ao dia, uma colher de sopa (15 mililitros) de água.

A urina do recém nascido

O recém-nascido urina quase que continuamente porque os músculos de sua bexiga são subdesenvolvidos, incapazes de segurar a urina por um período de tempo superior a alguns minutos. Não será surpresa, portanto, se ele molhar a fralda até 20 vezes em 24 horas. Ao urinar, ele mancha as fraldas de rosa escuro ou vermelho. Isso acontece em virtude da presença dos uratos, substâncias contidas na urina. Não se preocupe, é normal.

Secreção vaginal nas meninas

Meninas recém-nascidas produzem, algumas vezes, uma secreção vaginal branca ou clara. Em certos casos é perceptível um pequeno sangramento vaginal. Não se assuste, pois em poucos dias ele desaparecerá. Mas se falar com seu médico vai deixá-la mais segura, faça-o.

Fonte: Crescer em família

Voltar ao início do Nenê

 

Nenê - Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>