Alergia ou dermatite das fraldas.

Fralda X Alergia

Muitos pequenos sofrem de alergias ou intolerância a fraldas, um quadro chamado pelos pediatras de dermatite das fraldas. A maioria dessas crianças apresenta uma certa predisposição imunológica para desenvolver o problema.

O quadro é sempre muito parecido: irritação e vermelhidão na região. Além disso, alguns baixinhos também ficam cheios de vesículas, bolhas, ulcerações, crostas,  descamações e muita coceira.

 

fralda Alergia ou dermatite das fraldas.

Fralda X Alergia

Sem cheiro

O principal fator para o surgimento do problema são as fortes reações que algumas crianças têm em relação às substâncias químicas e enzimas das fezes e da urina, mais o acúmulo de calor.

A fralda, por sua vez, pode trazer componentes que também causam alergias, como, por exemplo, os perfumes. Essa mistura, em contato com o bumbum da criança, que já tem tendência à desenvolver quadros alérgicos e irritativos é bombástica.

Resultado: irritação, alergias e, conseqüentemente, assaduras.

Pomada no bumbum

Se a alergia ou a irritação já apareceram e provocaram assaduras, é hora de tratar. Para isso, o melhor são as pomadinhas que contêm substâncias como o óxido de zinco, que impede que a inflamação se alastre e, ainda, funcionam como uma barreira contra as toxinas que penetram no organismo da criança. Outra medida importante é a limpeza correta do bumbum e dos órgãos genitais.

A receita é muita água e sabonete neutro a cada troca de fraldas.

Fonte: Revista Meu Nenê

Voltar ao início do Nenê

Nenê - Artigos Relacionados: