website statistics

Receba nossas matérias por e-mail:

A fala do bebê mês a mês

Confira todos os períodos do desenvolvimento da fala do bebê:

Recém-nascido — O bebê responderá às vozes humanas a partir do momento em que nasce e tentará imitar gestos e expressões. Perceberá quando você fala com ele e responderá com sons e mexendo o corpo.

4-6 semanas — Ele já reconhece sua voz. Responderá ao seu sorriso e conversas emitindo “gu” e esperará que você se manifeste. Mantenha o rosto próximo ao dele, para que possa vê-la; recompense seus sons com sorrisos e palavras.

4 meses — Seu bebê emite agora vários sons, incluindo gritos agudos e assopros. Ele se comunica com você por meio de risos. Portanto, ria e sorria muito enquanto conversa com ele.

6 meses — Existem vários sinais de que seu bebê está começando a entender o que você diz. Ele balbucia e emite sons. Cantando, repetindo rimas e falando ritmadamente, você o ajudará a entender a linguagem e estimulará sua fala precoce.

bebe 3 meses A fala do bebê mês a mês

Desenvolvimento da fala do bebê, mês a mês.

7 meses — Agora você será capaz de discernir sílabas claras nos sons emitidos pelo bebê, como “ba” ou “ca”. Provavelmente ele usará um som especial para chamar sua atenção, como uma tosse ou um grito agudo, e começará a fazer brincadeiras com a língua e os lábios.

8-9 meses — A série de sons está aumentando e o bebê adiciona as consoantes “t”, “d” e “v” ao seu repertório. Começa a imitar sons reais da fala e pode usar palavras com significado. Presta muita atenção às conversas dos adultos.

11 meses — Usa palavras com significado e pode entender algumas palavras simples, como banho, beber e jantar. Recompense-o por cada palavra nova e repita-a; ele dirá essa palavra muitas vezes quando sentir sua aprovação. Você é o primeiro modelo da fala correta de seu filho, portanto, fale clara e vagarosamente com ele.

15 meses — Seu bebê está gradualmente passando a usar o jargão próprio desta fase: uma corrente de sons com palavras estranhas, mas reconhecíveis, e com inflexões de uma conversa real. Isso é um sinal de que está começando a falar. Ele pode começar a usar algumas das suas frases favoritas, como “oh, querido”, em situações apropriadas.

18 meses — Será capaz de usar cerca de dez palavras com significado. Seu entendimento está crescendo o tempo todo e, se você pedir, pode apontar muitos objetos no seu livro de gravuras ou no ambiente ao seu redor.

Artigos relacionados:

A fala do bebê

O desenvolvimento da fala do bebê

Fonte: Crescer em família

Voltar ao início do Nenê

Nenê - Artigos Relacionados:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>