website statistics

Receba nossas matérias por e-mail:

Medidas do recém nascido.

Medidas do recém nascido

O peso do bebê, a circunferência de sua cabeça e seu comprimento serão avaliados para conhecer seu grau de maturidade e estágio de desenvolvimento, e podem ser úteis para projeções de seu desenvolvimento futuro. Embora as medidas de rotina sejam comparadas a “uma média”, não se preocupe, pois a média nada mais é do que um cálculo aritmético. A “criança média”, portanto, não existe: é fruto de teoria.

Peso do recém nascido

Os recém nascidos são diferentes no peso. Vários fatores contribuem para isso: a raça, a formação placentária da mãe, a nutrição. A variação de peso para bebês nascidos no tempo esperado é de 2, 4 a 4,8 quilos. Se você é alta ou gorda, ou diabética, seu bebê será mais gordinho.

Mulheres que sofrem de hipertensão crônica, doença renal ou vascular, pré-eclâmpsia e fumam durante a gravidez certamente terão bebês mais leves. Uma mulher cuja gravidez foi inferior a 40 semanas, dará à luz um bebê de menor tamanho. As meninas geralmente pesam pouco menos que os meninos; os gêmeos e os bebês de nascimentos múltiplos são mais leves que os filhos únicos. É normal o bebê perder peso nos primeiros dias após o nascimento, fase em que o corpo se ajusta às novas exigências alimentares. Agora, é ele quem processa seu próprio alimento e leva algum tempo para sua alimentação se tornar consistente. A perda de peso neste período gira em torno de 115 a 170 gramas. Dias mais tarde, o bebê começará a engordar.

O ganho de peso é um indicador da saúde física geral. Seu aumento regular indica que o alimento ingerido é suficiente e está sendo absorvido; o ganho modesto ou irregular, ou a perda de peso neste período, indica que o alimento ingerido é insuficiente e não está sendo absorvido.

recem nascido 300x192 Medidas do recém nascido.

Medidas do recém nascido

Circunferência da cabeça do recém nascido

A cabeça é desproporcionalmente grande em comparação ao tamanho do corpo do recém-nascido, representando cerca de um quarto do seu comprimento total. Quanto mais novo o bebê, maior a cabeça em relação ao corpo, mas a circunferência média tem cerca de 35 centímetros.

A medida da circunferência da cabeça é parte essencial do exame do bebê, porque seu crescimento reflete o crescimento do cérebro. Alguns especialistas acreditam que há uma relação direta entre a circunferência da cabeça e a inteligência. Uma circunferência muito grande ou pequena demais pode ser uma indicação de anormalidade do cérebro.

Tórax e abdômen do recém nascido

A circunferência do tórax do bebê será menor do que a de sua cabeça. Seu estômago pode parecer muito grande e, até mesmo, distendido: Mas isso é esperado, dado à fragilidade dos músculos abdominais.

Fonte: Crescer em família

Voltar ao início do Nenê

 

Nenê - Artigos Relacionados:

3 Comments

  1. michelly disse:

    quee fofa minha filha

  2. bianca disse:

    issooooooooooooo eeeeeeeeeeeeeeeeee mto fofooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo qqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqqq coisinhas lindassssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss tbmmmmmmmmmm qruuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu ummmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>